quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Acupuntura ajuda a reduzir dores e a combater doenças

De origem chinesa, a acupuntura ajuda a reduzir as dores e a combater doenças graves e diversos males.



Bolsas, sapatos, perfumes, roupas, jóias, cremes, maquiagens, acessórios. A cada ano que passa os filhos tem que correr atrás de novas opções para presentear as mães sem repetir o que já foi dado nos anos anteriores. Um bom presente que vai trazer benefícios para as mães é a acupuntura. “Esta terapia tem raízes na medicina chinesa tradicional e além de contribuir no tratamento de doenças graves com o câncer, a técnica proporciona bem estar e relaxamento”, afirma o presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (SINTER-RJ) Paulo Edson Reis Jacob Neto.
A acupuntura pode ser indicada no tratamento de dores, inflamações, infecções, hipertensão arterial, transtornos do sono, alergias, problemas no intestino, no estômago e no sistema reprodutor e diversos outros males e doenças. “Esta técnica tem como base a restauração do equilíbrio do organismo através do funcionamento neural. A acupuntura age como um modulador do sistema nervoso, queinterpreta os estímulos e desencadeia respostas nos músculos e glândulas”, explica.
O tratamento é feito com agulhas que possuem a espessura de um fio de cabelo e são aplicadas em partes do corpo estratégicas de acordo com o que será tratado. O número de sessões varia segundo a gravidade do problema e com as respostas do organismo aos estímulos provocados pelas agulhas. “A acupuntura também é capaz de tratar problemas psíquicos e de origem comportamental. Quem sofre com ansiedade, compulsão alimentar e estresse pode ter grandes benefícios com o tratamento”, esclarece.

Técnica complementa outros tratamentos médicos

Pesquisas apontam que a acupuntura ajuda os pacientes que sofrem com doenças crônicas a suportar melhor as dores e os efeitos colaterais dos tratamentos, inclusive de medicamentos. “Estas descobertas podem ajudar e muito a tratar as crianças, por exemplo, que são mais sensíveis a dor. A acupuntura aumenta a resistência corpórea, reduzindo também a necessidade de medicamentos, tornando os tratamentos mais baratos e menos agressivos”, ressalta.
Quem tem medo de fazer tratamentos odontológicos também pode ser beneficiado pelas agulhas. Estudos realizados por pesquisadores da British Dental Acupuncture Society afirmam que o pavor dos pacientes caiu de 26,5 para 11,5 em uma escala internacional. “Várias pesquisas ao redor do mundo comprovam que a acupuntura é importante em diferentes aspectos para a saúde e contribui para aumentar a qualidade de vida e potencializar as respostas a outros tratamentos médicos”, acrescenta.



Fonte: http://bagarai.com.br/acupuntura-ajuda-a-reduzir-dores-e-a-combater-doencas.html