terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Acupuntura estimula fertilidade




De acordo com um estudo divulgado pela Cornell University e Meridian Medical, em Nova Iorque, as mulheres que tentam engravidar podem ser beneficiadas pela Acupuntura.

Segundo os pesquisadores, os benefícios da técnica para a fertilidade feminina revelou que esta pode ajudar a reduzir o stresse, aumentar o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos e ajudar a normalizar a ovulação, factores necessários para o sucesso da concepção.

Em relação a explicações ocidentais sobre estes resultados, os pesquisadores descobriram que a técnica pode exercer influência sobre centros no cérebro que afectam a ovulação, reduzindo o stress e promovendo a fertilidade. Esta tendência explica por que mulheres extremamente stressadas geralmente têm o período afectado e por que casais geralmente concebem quando estão em viagem ou outras actividades de lazer.
"Muitos estudos anteriores já haviam avaliado os benefícios da Acupuntura quando associada a outros tratamentos de fertilização, como a fertilização in vitro, comprovando a eficácia das tuas técnicas conjugadas. Entretanto, este novo estudo vem demonstrar que mulheres que usaram apenas a Acupuntura como terapia, sem outros tratamentos de fertilização, se mostraram tão propensas a conceber quanto às pacientes de fertilização in vitro. Esta conclusão indica que a Acupuntura pode ser utilizada sozinha como tratamento padrão", explica a Dra. Wenqian Chen, Médica especialista em Medicina Tradicional Chinesa do Centro de Terapias Chinesas (CTC).

A antiga terapia que surgiu na China há mais de 2.000 anos, consiste na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo. De acordo com a teoria da Medicina Tradicional Chinesa, estes pontos são conexões com vias de energia (meridianos) que correm pelo corpo, e a técnica ajudaria a manter este fluxo energético natural. Em Portugal, um em cada 10 casais tem dificuldade em engravidar.


Fonte: http://www.destak.pt/artigo/113517-acupuntura-estimula-fertilidade-em-mulheres


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Acupuntura oferece proteção prolongada contra o estresse




A acupuntura reduz significativamente os níveis de uma proteína ligada ao estresse crônico.
O estudo pode ajudar a explicar a sensação de bem-estar normalmente relatado pelas pessoas que fazem tratamentos com essa técnica chinesa milenar.
"Já se sabia há muito tempo que a acupuntura reduz o estresse, mas este é o primeiro estudo a mostrar uma prova molecular desse benefício," diz a Dra. Ladan Eshkevari, da Universidade Georgetown (EUA).

Neuropeptídio

Eshkevari explica que decidiu fazer o estudo porque muitos dos pacientes tratados com acupuntura no seu hospital, sobretudo contra dores, relatam uma "sensação geral de bem-estar - e eles frequentemente relatam estar sentindo menos estresse".
Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) declare que a acupuntura é benéfica como terapia adjunta em mais de 50 doenças, incluindo o estresse crônico, a pesquisadora conta que queria uma explicação biológica para isso.
Então ela fez um experimento para medir o efeito da acupuntura sobre os níveis no sangue do neuropeptídio Y (NPY), um peptídio que é segregado pelo sistema nervoso simpático - tanto em animais, quanto em humanos.

A substância está envolvida na resposta "lutar ou fugir" frente a uma situação estressante, resultando na contração do fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo, exceto coração, cérebro e pulmões, os órgãos essenciais para uma reação ao perigo.
Mas a manutenção duradoura desse estado, o chamado estresse crônico, pode causar hipertensão e doenças cardiovasculares.

Efeito protetor da acupuntura

Do lado da acupuntura, o tratamento foi restrito a um único ponto, o Zusanli, ou ST 36, sobre o meridiano do estômago - o ponto está de fato localizado na perna, perto do joelho.
Os níveis de NPY dos animais estressados que receberam a acupuntura permaneceram praticamente nos mesmos níveis do grupo de controle, que não foi submetido a nenhum estresse, enquanto o grupo de animais estressados não-tratados com acupuntura manteve elevados níveis da substância no sangue.
O efeito de redução do estresse manteve-se por até quatro dias depois que a acupuntura foi suspensa e os animais continuaram a receber os estímulos estressantes.
"Nós ficamos surpresos com o que parece ser um efeito protetor da acupuntura contra o estresse," disse a pesquisadora.

Fonte: Diário da Saúde (http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=acupuntura-reduz-proteina-estresse&id=7300)

Acupuntura e Atletismo

A Acupuntura além de ser utilizada para equilíbrio energético e melhora da qualidade de vida, também pode ser utilizada para tratar lesões, dores, melhorar a permormance esportiva e prevenir lesões.
O vídeo abaixo mostra o atleta Ivanei Xavier se preparando para prova com o uso da Medicina Chinesa.








 Fonte: Youtube  / EPTV Esporte