sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pesquisa Cubana mostra eficácia da Acpuntura

HAVANA, 22 FEV (ANSA) - Um estudo publicado em Cuba revelou que a acupuntura apresenta maior eficácia do que comprimidos no combate à pressão alta.
  
Segundo a imprensa local, os pacientes tratados com agulhas apresentaram uma melhor resposta, uma hora após realizar o tratamento, se comparados com os demais.
  
O ensaio, realizado em um hospital da cidade de Matanzas, comparou a técnica chinesa com o medicamento Captopril em um grupo de 60 pacientes com idades entre 48 e 67.
  
Para a equipe médica que realizou o experimento, está é uma "estratégia terapêutica conveniente" que pode proporcionar novos conhecimentos sobre os mecanismos de regulação cardiovascular. (ANSA) 


Fonte: http://www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/notiziari/cuba/20120222164535386209.html

Acupuntura pode ser opção para o tratamento da enxaqueca

Médica membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia aponta uma sensação de conforto maior após o tratamento com essa técnica milenar.
 


Entre 40% e 50% dos pacientes com enxaqueca que se submeteram ao tratamento com acupuntura relatam uma diminuição da frequência e duração das crises e cerca de 60 a 70% na redução no número de dias com enxaqueca, segundo a médica especialista em Acupuntura com ênfase no tratamento da dor, Dra. Jerusa Alecrim, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe).
A acupuntura interfere no sistema de controle da dor do corpo através de estímulos periféricos, promovendo regulação da sensação de dor. “A enxaqueca é um distúrbio do funcionamento do cérebro e a acupuntura faz modulação do sistema nervoso, ou seja, regulação do funcionamento do sistema nervoso central”, explica Dra. Jerusa. 
De acordo com a médica, a terapia por meio da inserção de finas agulhas apresenta resultados significativos para pacientes com enxaqueca e dor de cabeça tensional, reduzindo, também, as náuseas durante as crises. Além disso, os efeitos da acupuntura no tratamento preventivo das crises de enxaqueca podem ser percebidos pelo paciente já no primeiro mês de tratamento.
Outro detalhe importante verificado em uma das pesquisas realizadas pela equipe do Hospital de Clínicas do HC da Unicamp da qual Dra. Jerusa faz parte, e apresentado no Congresso da Sociedade Internacional de Cefaleia, aponta que os resultados positivos podem durar por até um ano após a interrupção da aplicação das agulhas. “No entanto, durante uma crise de enxaqueca, a acupuntura aliada aos analgésicos ainda é a melhor opção, desde que o paciente esteja sendo acompanhado por um neurologista. O uso indiscriminado de analgésicos piora a dor”, explica.
Indicada desde a década de 1970 pela Organização Mundial de Saúde como tratamento para diferentes doenças, no Brasil, a acupuntura foi inserida como terapia de cobertura obrigatória pelos planos de saúde em 2001, pela Agência Nacional de Saúde. “A acupuntura é um tratamento. Antes de se instituir qualquer tratamento é fundamental que o profissional tenha clareza do diagnóstico e das possibilidades terapêuticas para cada paciente. No caso da enxaqueca e da cefaleia tensional somente o profissional médico está capacitado para fazer essa análise”, alerta a médica da Sociedade Brasileira de Cefaleia. 


Fonte: http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=Geral&idnoticia=34501