terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

DORES NAS COSTAS SÃO A SEGUNDA MAIOR CAUSA DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

DORES NAS COSTAS SÃO A SEGUNDA MAIOR CAUSA DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ
19/02/14
Conheça quatro dicas de exercícios para relaxar a coluna no trabalho















De acordo o Ministério da Previdência Social a dor na coluna é a principal causa de afastamento do trabalho, sendo responsável por quase 160 mil licenças anuais. Consequentemente, ela é a segunda maior causa de aposentadoria por invalidez, conforme aponta uma pesquisa realizada pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), órgão ligado ao Ministério do Trabalho.

- Além da predisposição genética, essas dores são decorrentes da sobrecarga na região lombar pela permanência muito tempo em pé ou sentada de forma errada, o que acarreta em lesões na coluna vertebral ou nos discos intervertebrais - descreve o Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna e diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral.

O fisioterapeuta explica que outro fator responsável para o surgimento de dores persistentes nas costas no ambiente de trabalho é o sobrepeso.

- Como a parte superior do corpo é muito pesada e boa parte da população usa o tronco com um pouco de anterioridade (tronco projetado para frente), os músculos estabilizadores não têm a capacidade de manter a coluna por períodos prolongados nessa posição, ocorre então perda de força e de tônus muscular. Diante disso, a falta de força dos músculos dinâmicos (dos movimentos) e dos estáticos (posturais) contribui para o desgaste das articulações o que leva, em longo prazo, a uma calcificação das vértebras - explica o Dr. Montenegro.

Para prevenir o aparecimento de dores nas costas e relaxar a tensão na lombar, conheça alguns exercícios e alongamentos indicados pelo Dr. Helder que podem ser realizados em qualquer momento do dia. Veja abaixo:

Círculo com o ombro: sentada, coloque suas mãos sobre a mesa relaxe bem os braços, fique bem posturada na cadeira. Em seguida, realize movimentos de circulo com o ombro que ajudam a aliviar os pontos de tensão, responsáveis pela irradiação da dor para braços e coluna. Repita cinco círculos de cada lado.

Alongamento do pescoço 1: sentada, bem posturada, flexione a cabeça para frente e para baixo e mantenha por oito segundos (esse exercício não deve ser feito se a pessoa tem dores irradiadas para o braço) repita três vezes e volte para posição inicial, na sequência, vire olhando para a esquerda e para a direita fazendo uma pequena parada no final do movimento. O objetivo é alongar os músculos do pescoço e melhorar a circulação sanguínea na região. Faça os movimentos cinco vezes de cada lado.

Alongamento do pescoço 2: sentada, com o troco bem posicionado. A mão direita puxe a cabeça para o lado direito, inclinando ao máximo. Procure manter o ombro esquerdo para baixo durante o alongamento. Esse alongamento não deve provocar dores irradiadas para o braço.

Alongamento lombar: deitada de costas com os joelhos dobrados, abrace os joelhos com os dois braços e traga as coxas para se juntar ao tronco, nesse momento mantenha por 8 segundo. Repetir três vezes.

Mobilização lombar: deitado de costas com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão, em seguida, junte as coxas e pernas e realize movimentos para direita e esquerda sem tirar os pés do chão. Procure deixar os ombros e tronco em contato com o colchão.


Fonte: Zero Hora

Acupuntura restabelece equilíbrio do organismo e trata o zumbido

Zumbido no ouvido é um problema que tira qualquer pessoa do sério. Segundo a Organização Mundial da Saúde, em torno de 28 milhões de brasileiros sofrem de zumbido. O zumbido é frequentemente descrito pelos pacientes como “um barulho nos ouvidos”, mas ele atua de forma e intensidade diferentes em cada organismo. Pode surgir como apitos, chiados, barulho de cachoeira ou roncos intermitentes, entre outras queixas.
Segundo a fisioterapeuta Pérola Andrade, em um quadro normal as vias auditivas captam a vibração dos sons gerados no ambiente e os enviam na forma de impulsos elétricos para o cérebro. “O grande obstáculo para o tratamento é descobrir o que leva à emissão indiscriminada de impulsos, já que o zumbido não é uma doença, e sim um sintoma”, revela. Excesso de cera, infecções e lesões do ouvido são causas possíveis do problema. “Mas muitos outros fatores que aparentemente não têm nada a ver podem dar origem a esse sintoma. Desvios de coluna, alterações cardiovasculares, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula e consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco são alguns deles”, afirma Pérola Andrade.
Cerca de 90% dos casos têm como causa principal a perda auditiva. Embora atinja mais a terceira idade, o som incômodo pode aparecer em qualquer faixa etária, em pessoas com audição normal ou não. A fisioterapeuta destaca que a acupuntura, uma técnica milenar, faz parte de uma das várias técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e vem sendo amplamente utilizada em diversas áreas da saúde, inclusive no tratamento complementar do zumbido. “Trata-se da inserção de agulhas, através da pele, em acupontos específicos do corpo, situados ao longo de trajetos predeterminados para produzir o efeito terapêutico desejado. O objetivo da acupuntura é favorecer, através dos estímulos produzidos pelas agulhas, a criação pelo organismo de condições internas para o retorno de seu equilíbrio e o alívio de suas desordens, sem o emprego da ingestão de drogas. Isso leva a outras vantagens, como a ausência de efeitos colaterais”, completa Pérola.

Fonte:http://jmonline.com.br/novo/?noticias,7,SA%DADE,91530