domingo, 3 de junho de 2012


AS DOENÇAS DA EMOÇÃO
Fonte: Revista Veja 5 de dezembro,2007. pg 162 - 163

Psiquiatra, Psicólogo, Neurologista → estudam doenças relacionadas à emoção. Porém, todo profissional de saúde deve saber identificar quando um problema está relacionado com o emocional, para poder encaminhar o paciente ao profissional certo de tratá-lo.

A medicina psicossomática deixou de ser um ramo de segunda classe. A influência dos sentimentos sobre a saúde física nunca foi tão pesquisada e o controle das perturbações psíquicas entrou para o os receituários clínicos.
Anna Paula Buchalla.

Desde HIPÓCRATES (pai da medicina ocidental) haja registro de processo de somatização, o fenômeno só ganhou um nome, no início do século XX. O médico austríaco Wilhelm Stekel, um dos pioneiros da psicanálise, lançou a expressão alemã organsprache (“fala dos órgãos”) para denominar sintomas físicos de origem psíquica. Na versão para o inglês, traduzido como somatization (do grego “soma”, corpo).

  
O perfil dos somatizadores:

- 20% da população mundial é afetada pelos transtornos de somatização
- O distúrbio é mais comum em mulheres, e os sintomas nelas costumam ser mais severo.
- A idade média dos somatizados é de 42,6 anos.
- Deles 46% têm depressão.
- 20% apresentam transtorno do pânico ou ansiedade.
- Os somatizadores estão entre os principais usuários do sistema de saúde:
 60% das consultas médicas referem-se a pacientes com queixas sem nenhuma causa orgânica.

As principais reclamações são:
Dor no peito / Fadiga / Tontura / Dor de cabeça / Dor nas costas / falta de ar / insônia / Dor abdominal.

O preço da depressão
As emoções podem traduzir-se em uma resposta somática no eixo hipotálamo-hipósise-supra-renal. Quando isso acontece, altera-se a sintonia entre o cérebro e os sistemas endócrino e imunológico, o que leva ao desencadeamento de uma série de problemas.

1) HOPOTÁLAMO
     Estrutura do sistema límbico, e sede cerebral das emoções, o hipotálamo deflagra as emoções físicas aos desgastes emocionais.

2) HIPÓFISE     
     Controlada pelo hipotálamo,
A hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro. Ela comanda o trabalho da maioria das outras glândulas endócrinas.

3) SUPRA-RENAIS 
     Situada acima dos rins, essas glândulas são encarregadas de fabricar os hormônios relacionados ao stress:
 - Adrenalina
- Noradrenalina
- Cortisol

A interação entre corpo e mente se dá por meio de uma intricada rede de hormônios, proteínas e neurotransmissores que não cessam de interagir. Com auxilio da medicina molecular e exames de imagem de altíssima precisão está se conseguindo mapear em detalhes os canais de comunicação entre o cérebro e os sistemas imunológico e endócrino.

     
Os dez problemas mais relatados pelos somatizadores são: Dor no peito / Fadiga / Tontura / Dor de cabeça / Inchaço / Dornas costas / Falta de ar / insônia, Dor abdominal / Torpor 

DISTURBIOS CARDIOVASCULARES (infarto, derrame, hipertensão)

Explicação
Situações de pressão emocional estimulam a liberação dos hormônios Adrenalina,
Noradrenalina, Cortisol entre outros. Com isso, o coração bate mais rápido, a pressão arterial sobe e as taxas de colesterol aumentam.   
Adrenalina (Estudo com pacientes de hipertensão mostrou que 80% deles associaram a crise de pressão alta a um evento de desgaste emocional).


DORES CRÔNICAS (dores nas costas, cefaléia, dor pré-menstrual, fibromialgia, síndrome de fadiga crônica)

Explicação
A descarga de Adrenalina e Cortisol na corrente sanguínea reduz a produção de endorfina e serotonina, substâncias associadas ao alívio da dor e sensação de bem-estar, respectivamente (Estudos mostraram que o evento emocionalmente desgastante  pode aumentar a sensação dolorosa em até 20%).
  

AFECÇÕES DERMATOLÓGICAS (hiperidrose, prurido, dermatite, queda de cabelo, psoríase, herpes, vitiligo)

Explicação
E bastante comum sentir na pele as aflições psíquicas, isso porque a pele é um órgão repleto de terminações nervosas o que torna muito sensível as alterações da química cerebral (Pessoas ansiosas, depressivas e estressadas tendem a desenvolver ou piorar problemas como acne, psoríase e queda de cabelo).


DOENÇAS ENDÓCRINAS (diabete tipo 2, hiper ou hipotieoidismo e hipoglicemia)

Explicação
Como o hipotálamo modula também as defesas do organismo, um problema de ordem emocional pode desencadear um ataque do sistema imunológico à tireóide e ao pâncreas, órgãos produtores de insulina. A descarga emocional desregula a liberação de glicose na corrente sanguínea o que leva ao diabetes e hipoglicemia.

  
PROBLEMAS GASTROENTESTINAIS (disturbios gastroentestinais, dispepsia, diverticulite, diarréia, constipação, gastrite, ulcera gástrica, síndrome do intestino irritável, retocolite ulcerativa).

Explicação
Em resposta à pressão emocional o organismo aumenta a produção de substâncias tóxicas ao estômago e ao intestino. Em 75% dos casos, a colite ulcerativa  é psicossomática. O desequilíbrio na produção de noradrenalina e cortisol aumenta ou reduz, ainda, os movimentos intestinais, agravando alguns distúrbios, como a diverticulose.       
    
                            
PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS (asma, hiperventilção, renite alérgica)   

Explicação
Problemas de ordem emocional podem desequilibrar a produção das substâncias envolvidas na dilatação dos brônquios, agravando os sintomas da asma. Podendo ocorrer inda uma resposta desmedida do sistema imunológico a determinados alérgenos, como a poeira, deflagrando uma crise alérgica.


 DISTURBIOS IMUNOLÓGICOS (lúpos, artrite reumatóide, depressão imune inespecífica).

Explicação
A atividade integrada entre o hipotálamo, hipófise e a supra-renal, repercute diretamente no sistema imunológico. Com a falta de sintonia entre estes sistemas, as células de defesa passam a atacar outras células do organismo.
   
MAIMÔNIDES médico mouro do século XII: “Uma consulta deve durar uma hora. Durante dez minutos, ausculte os órgãos do paciente. Nos cinquenta minutos restantes, sonde-lhe a alma” 


Os médicos fazem distinção entre transtorno somtoforme e somatização.   
 Somatoforme → Caracteriza-se por queixas físicas recorrentes, mas sem causas detectáveis por exames clínicos ou de imagem.

 Somatização → Usada especificamente para as doenças identificáveis por meio de exame, desencadeada por sobrecarga emocional. Certas doenças têm um componente fortemente somático (ulcera, asma, fibromialgias, herpes, alergias).

As situações que mais deflagram respostas somáticas são as de estresse decorrente de um luto ou de uma separação conjugal.

  
“Na verdade não existe um só sentimento que não tenha uma repercussão física. O que varia é a intensidade da emoção é a vulnerabilidade do corpo” Geraldo Bollone, Campinas.
   
Mapa com o ranking dos povos que mais somatizam (Estudo da OMS).

EUA, Japão................10%
China, Holanda..........18%
França........................23%
Alemanha...................26%
Brasil..........................32%
Chile...........................37%


Os latinos costumam manifestar suas aflições emocionais sob forma de sintomas gastrointestinais – náusea, vômitos, diarréia, intolerância alimentar, gastrite e ulceras.

Os angulo-saxãos resistem a procurar ajuda a suas aflições emocionais. Os americanos, por exemplo, só costumam dar atenção aos sintomas psicossomáticos quando há comprometimento de alguma função orgânica.

As culturas orientais incentivam o equilíbrio entre o corpo e o meio ambiente. Japoneses e chineses são estimulados desde crianças, a reconhecer as respostas do organismo a um desequilíbrio de origem externa.   
   
SENTIMENTOS REVELADOS
Comportamentos histriônicos ou contidos demais favorecem as psicossomáticas. Entender e expressar as emoções é a melhor forma de se defender.


Fonte: Geraldo Bullone. Psiquiatra (Revista Veja 5 de dezembro,2007. pg 162 - 163         

Nenhum comentário:

Postar um comentário