sábado, 19 de fevereiro de 2011

Acupuntura para melhorar dores musculares

Apesar da matéria abaixo ter sido escrita em 19/08/2008, é de extrema importância. Com o aumento do número de praticantes de atividades esportivas, também aumentam o número de lesões. A acupuntura é uma alternativa bastante interessante reduzindo a necessidade de medicamentos e técnicas mais complexas, muitas vezes possibilitando uma recuperação em tempo menor.

 

Acupuntura para melhorar as dores musculares




Pesquisa norte-americana afirma que a técnica milenar ajuda a aliviar a dor




Um estudo do grupo Cochrane, especializado em pesquisa na área da medicina alternativa, comprovou por meio de testes que o tratamento com a acupuntura reduz em até 30% as dores musculares ocasionadas por lesões, tanto as causadas por rotina de trabalho quanto as esportivas. O tratamento natural reduz, ainda, a necessidade do uso de medicamentos ou técnicas mais complexas, como a fisioterapia, e possibilita uma recuperação em tempo menor, afirmam os especialistas.
Marcos Marinho Bernardini, terapeuta especializado em medicina oriental e acupuntura, concorda. “A acupuntura trabalha com o equilíbrio energético do organismo, e acredita que todo o funcionamento do nosso corpo acontece em conjunto e, por isso, deve ser tratado em conjunto”, explicou.
Quando você sente dor, portanto, significa que ela está ligada a outros pontos do organismo. E só trabalhando cada parte do corpo é possível estabelecer o equilíbrio necessário para não sentir dores musculares. “A partir do diagnóstico do desequilíbrio, que é a causa da dor, é possível tratá-lo de maneira eficaz”, disse Bernardini.
Como tratar a melhora das dores musculares é perfeitamente possível pelas terapias naturais, esta opção saudável e sem contra-indicações ganhou a preferência de muitos esportistas. É cada vez mais comum a utilização destes métodos por quem corre para evitar dores nos músculos. Outra vantagem da utilização da acupuntura é o trabalho de aumento da performance e agilidade, garantido pelos especialistas.
“Quando as competições aparecem, os riscos de lesões tornam-se maiores. A musculatura do atleta é sacrificada e a acupuntura possibilita que o lesionado recupere-se satisfatoriamente e volte à ativa o quanto antes”, afirmou o terapeuta.
Manter os olhos abertos quando receber uma prescrição de medicamentos também é importante. O uso dos fitoterápicos, remédios naturais à base de ervas e folhas, tem contribuído bastante com os tratamentos musculares dos praticantes de atividades físicas. Assim como a acupuntura, essas fórmulas agem de maneira a equilibrar os elementos afetados pela dor e pelo desconforto, com a vantagem de não apresentar efeitos colaterais.

Fonte:
http://o2porminuto.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=1472&idCanal=7&stCanal=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário