sábado, 4 de junho de 2011

Acupuntura percepção e processamento da dor no cérebro

Pesquisadores alemães buscaram determinar a eficácia do uso da acupuntura usando exames de ressonância magnética funcional (fMRI) para monitorar o cérebro dos pacientes durante o tratamento. Os voluntários, divididos em dois grupos, foram monitorados enquanto recebiam estímulos dolorosos, o primeiro recebendo tratamento de acupuntura e o outro não.

Os resultados indicaram que a acupuntura é realmente eficaz contra a dor, não apenas de um ponto de vista psicológico, mediante relatos, mas detectando diretamente as sensações de dor registradas no cérebro.

Nina Theysohn, pesquisadora do Hospital Universitário de Essen, diz que até agora o papel da acupuntura na percepção e no processamento da dor tem sido controverso. "A ressonância magnética funcional nos deu a oportunidade de observar diretamente as áreas do cérebro que são ativadas durante a percepção da dor e ver as variações que ocorrem com a acupuntura," explica.

Comparando as imagens e os dados obtidos com as sessões de fMRI com e sem acupuntura, observou-se a ativação das áreas do cérebro envolvidas na percepção da dor foi significativamente reduzida ou modulada sob a ação da acupuntura.

Durante a estimulação sem acupuntura, a fMRI revelou ativação significativa na área motora suplementar contralateral, no córtex somatossensorial, na ínsula bilateral precuneus e no córtex somatomotor ipsilateral. Já durante a acupuntura, a ativação na maioria dessas áreas de processamento da dor no cérebro foi reduzida significativamente.

“Acredita-se que a acupuntura aja por meio de pelo menos dois mecanismos não-específicos baseados na expectativa e na modulação específica da sinalização da dor," explica Dra. Theysohn. "Nossas descobertas sustentam que esses dois mecanismos inespecíficos e o mecanismo específico de fato existem, sugerindo que a acupuntura pode ajudar a aliviar a dor," conclui.


Fonte: http://www.portaldepaulinia.com.br/saude/bem-estar/11143-acupuntura-muda-percepcao-e-processamento-da-dor-no-cerebro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário