quinta-feira, 30 de junho de 2011

Acupuntura se transforma em arma contra obesidade

Técnica da medicina chinesa, a acupuntura atua em problemas de ansiedade, insônia, prisão de ventre e compulsão alimentar
Enquanto várias pessoas enfrentam regimes desumanos para emagrecer a qualquer custo, a fisioterapeuta Karla Chebel revela que a acupuntura se transformou na arte de perder peso e restabelecer o equilíbrio da saúde sem passar fome. Quando se fala em alimentação, é sempre bom ressaltar que comemos não só por necessidade, mas também por prazer e em busca de qualidade de vida. O problema é que a falta dessa moderação gera a obesidade, vilã no surgimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, AVC e outras doenças cardiovasculares. A boa notícia é que tudo isso tem tratamento através da acupuntura.
A fisioterapeuta explica que é raro pessoas que estão acima do peso confessarem que não têm controle e abusam da comida. “Pessoas obesas que dizem comer quantias absurdas de comida aceitam mais facilmente o tratamento contra a obesidade justamente por reconhecer que possuem um distúrbio. Na verdade, o obeso não come por fome excessiva, e sim para saciar uma vontade que vem ‘da alma’”, afirma.
Karla Chebel esclarece que essa sensação de fome, difícil de ser saciada, funciona como se algum mecanismo de troca estivesse alterado em seu cérebro, ou seja, a pessoa tenta escapar dos problemas comuns do seu cotidiano com a ingestão de comida. “Todos já sentimos, pelo menos uma vez na vida, a sensação de plenitude estomacal, aquela sensação de que não cabe nem mais um grão de arroz no estômago. Porém, grande parte das pessoas com dificuldade para se alimentar tem a necessidade de sentir essa sensação diariamente, por isso exageram sempre que comem”, explica a fisioterapeuta.
O fato é que nosso estômago leva cerca de 20 minutos, depois que nos alimentamos, para nos dar o aviso de que “não quer mais comer”, explica Karla. O problema é que, por ansiedade, estresse e falta de tempo, a população mundial está se alimentando da forma errada, ou seja, com o hábito de comer rapidamente. “Tudo que for ingerido antes de o “alarme” soar e que for além da real necessidade acabará virando gordura.
O organismo humano entende que é uma forma de armazenamento energético, pois, sem freios, não tem como assimilar adequadamente o que ingere, e a consequência disso é o acúmulo”, completa a especialista.
O tratamento disso tudo não inclui fazer regimes de fome ou o uso de pesados medicamentos para combater a ansiedade. “Com a aplicação de sessões de acupuntura, é possível quebrar o ciclo de aumento de peso. A técnica atua onde medicamento nenhum consegue chegar. A medicina chinesa trata a obesidade ou o excesso de peso não como uma doença, mas como distúrbio com um conjunto de sintomas que devem ser verificados caso a caso, visando não só ao emagrecimento, mas também à melhora na qualidade de vida.

Fonte: http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,7,SA%DADE,47071

Nenhum comentário:

Postar um comentário