quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Fascíte plantar


A fáscia plantar é uma densa faixa de tecido conjuntivo fibroso que se origina na tuberosidade do calcâneo, dirigindo-se anteriormente para se inserir nas cabeças dos metatarsos. Sendo uma faixa de tensão, ela dá apoio ao arco longitudinal e auxilia na força de empuxo na corrida e nos saltos. A sobrecarga imposta a fáscia resulta em micro traumas e inflamação, sendo que a sobrecarga crônica pode levar à formação de tecido ósseo em resposta às forças de tração da fáscia plantar e dos músculos que se inserem na tuberosidade do calcâneo. Esta síndrome atinge cerca de 10% da população em pelo menos um momento da vida.
            Quando o calcanhar é elevado durante a propulsão ou a corrida em uma ladeira, o ângulo entre os dedos e o metatarso aumenta e a aponeurose é alongada. Quanto mais os dedos são flexionados, mas a aponeurose é alongada e , assim, o arco longitudinal é estabilizado. Porém, uma aponeurose plantar muito tensa também se torna um local potencial para lesões. Durante a propulsão vigorosa, pode ocorrer uma ruptura na origem da aponeurose ou nos flexores curtos dos dedos.
            Essa condição é muito comum em corredores que apresentam hiperpronação ou que apresentam pé cavo rígido e tendão de aquiles tenso. Em ambos os casos é exercida uma tração excessiva na fáscia que ode ser aumentada pelo treinamento em aclives ou em superfícies rígidas.




Sintomas e diagnóstico:

- O desconforto é incidioso no início;
- Duarante o início da atividade, a dor pode ser sentida na origem calcânea da aponeurose, mas tende a desaparecer com a continuidade da atividade. Durante o repouso diminuí.
- Rigidez pela manhã, que desaparece após o aquecimento, e um mancar doloroso quando o atleta se levanta da cama e começa a andar são comuns. O fenômeno do “arrastamento fisiológico”, no qual os tecidos se contraem durante a noite que não há descarga de peso, e depois são estirados forçosamente com o apoio do peso corporal pela manhã, pode explicar essa queixa freqüente.
- Esses atletas podem sentir uma dor ao parar sobre os dedos ou andar sobre os calcanhares,
- Pode ser sentida uma dormência ocasional, ao longo do lado externo da sola do pé,
- Pode haver um foco de sensibilidade e, algumas vezes, inchaço da região medial do calcâneo onde a aponeurose se insere,
- Algumas vezes, raios X mostram uma protuberância óssea ( esporão calcâneo) que se origina como uma reação irritante ao alongamento da conexão da aponeurose no calcâneo. O esporão calcâneo tem início na origem do músculo flexor curto dos dedos e se direciona distalmente e, em alguns caos na direção plantar. Somente 3% dos pacientes com fascíte plantar possuem esporão calcâneo, comparando-se com 15% dos paciente assintomáticos. Essa relação ainda não foi definida.

Bibliografia consultada:

PETERSON, Lars; RENSTRÖN, Per. Lesões do esporte: prevenção e tratamento,3 ed.São Paulo: Manole.
ANDREWS, Harrelson ET AL. Reabilitação física do atleta. 3 ed. São Paulo: Elsevier. 2005.

2 comentários:

  1. Olá parabéns pelo blog, e pelo texto me auxiliou muito tenho quase certeza que estou com Fascíte plantar, dou aulas de aerobica e não tenho um intervalo de descanso estou com todos os sintomas descritos a algo que posso fazer para melhorar o quadro como algum alongamento, ou exercício.
    Um grande abraço...
    email wagnerbarros1973@gmail.com

    ResponderExcluir